segunda-feira, 25 de junho de 2012

Marisco de Fukushima volta aos mercados após o desastre nuclear

O desastre nuclear de Fukushima provocou fortes quebras de receitas na indústria pesqueira

O desastre nuclear de Fukushima provocou fortes quebras de receitas na indústria pesqueira 


Pela primeira vez desde o desastre nuclear de Fukushima, após o forte sismo que abalou o Japão em Março de 2011, o marisco capturado nas águas que banham esta província do nordeste voltou nesta segunda-feira a ser vendido nos mercados.

À venda estiveram 1,25 toneladas de marisco capturadas na sexta-feira passada a cerca de 50 quilómetros da costa e a mais de 150 metros de profundidade, disse um porta-voz da Federação de Cooperativas Pesqueiras de Fukushima à agência Efe, citada pelo diário espanhol El Mundo.

Para já, o regresso do marisco às bancas ainda está em teste. Na quarta-feira, voltará a ser vendido nos mercados da província para avaliar se os consumidores estão ou não receptivos ao produto, acrescentou o porta-voz.

Antes, o marisco foi inspeccionado para descartar a hipótese de contaminação por substâncias radioactivas provenientes da central nuclear de Fukushima Daiichi, epicentro do acidente nuclear causado pelo sismo e tsunami de 11 de Março do ano passado. Aos mercados de cidades como Soma, Iwaki e Koriyama chegaram duas espécies de polvo e um tipo de caracol marinho, que foram fervidos antes da sua comercialização.

Desde Abril de 2011 que a Federação de Cooperativas Pesqueiras de Fukushima está analisar 163 espécies marinhas da zona costeira da província, e as três espécies postas hoje à venda estão entre as que apresentaram níveis nulos ou muito baixos de contaminação.

O sector pesqueiro, tal como o agrícola e pecuário, foi muito afectado pelo acidente na central nuclear. As receitas da venda de peixe caíram em 2011 para cerca de 16 milhões de euros, contra os 109 milhões de euros do ano anterior, segundo dados recolhidos pela agência Kyodo.

fonte: Público

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...