segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Fez-se passar por piloto de avião para viajar de borla

Fez-se passar por piloto de avião para viajar de borla

Andrea Pasquino na pele de "Capitão Andrea Sirlo"

Um italiano fez-se passar por piloto de aviões. Andrea Pasquino mudou de identidade e com uma licença de piloto falsa voou gratuitamente pela Europa. A mentira acabou por ser descoberta e faz lembrar Frank Abagnale Jr., norte-americano que inspirou o filme "Apanha-me se puderes", protagonizado por Leonardo Di Caprio.

Andrea Pasquino, um italiano desempregado de 32 anos está a ser comparado a Frank Abagnale Jr., norte-americano que, entre muitos crimes, falsificava cheques e se fazia passar por piloto de aviões.

Abagnale tornou-se um milionário foragido do FBI e, anos mais tarde, inspirou o filme "Apanha-me se puderes" de Steven Spielberg com Leonardo Di Caprio no papel principal.

Andrea Pasquino também se fez passar por piloto de aviões e voou pela Europa gratuitamente. "Como estou hoje? Um pouco cansado mas pronto para mais uma jornada nos céus", escreveu Pasquino, na página de Facebook falsa que criou com o nome de Andrea Sirlo.

O jovem tinha cerca de 450 amigos na rede social onde colocava imagens de aviões, aeroportos internacionais e fotos dele próprio no cockpit das aeronaves da companhia aérea Lufthansa, onde se sentava como terceiro piloto.

"Comandante, vai ter de nos acompanhar. O jogo acabou"

No dia 6 de abril, Pasquino apresentou-se no aeroporto de Munique, na Alemanha, como mais um piloto e explicou aos colegas que precisava de ir para Turim, na Itália. "Tenho de fazer um serviço no aeroporto de Caselle, em Turim. Há um lugar para mim na cabina? Muito obrigado", terá sido a frase que o falso piloto dirigiu aos colegas.

Estes não se aperceberam da mentira e deixaram Pasquino, que tem instruções básicas de voo, seguir viagem. Mais tarde as autoridades acabaram por prender o jovem italiano num bar do aeroporto de Turim.

"Comandante, vai ter de nos acompanhar. O jogo acabou", terão dito os agentes da polícia quando prenderam Pasquino. O jovem é acusado de atentado à segurança dos transportes aéreos, substituição de pessoa e usurpação de título e a polícia investiga a possibilidade de ter feito vários voos pela Europa.

Um agente da polícia explicou que a investigação ao italiano começou "em janeiro depois de alguns passageiros e pessoal do aeroporto de Turim Caselle terem chamado a atenção para o comportamento suspeito de um jovem piloto que tinha um uniforme com a graduação de capitão, o que era pouco comum dada a sua jovem idade".

O jovem tem antecedentes por vários crimes de fraude na Internet e sabe-se agora que fez circular na web um comunicado em que se descrevia como "um dos mais jovens pilotos da Lufthansa CityLine". Uma "ótima aposta para o futuro por parte da companhia alemã", escreveu.

Pasquino também criou outra conta no Facebook onde se fazia passar por uma jovem hospedeira, Elena Tirrino, que deixava comentários ao falso piloto tais como "Olá Andrea! Tenho uma notícia: a partir de amanhã, durante quatro dias, colocaram-me contigo na tripulação. Viva...!"


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...