Um cidadão canadiano, com as duas pernas amputadas, conseguiu escalar o cume do monte Kilimanjaro, depois de ter passado vários dias a subir a montanha só com recurso à força dos braços.
Spencer West, 31 anos, oriundo de Toronto, subiu até ao pico mais alto de África, a cerca de 6.000 metros de altitude, utilizando apenas os braços para avançar em 80 por cento da distância percorrida e a sua cadeira de rodas em alguns percursos de um trajeto que levou oito dias a completar.
O jovem canadiano perdeu as suas pernas quando tinha cinco anos, na sequência de uma malformação genética que paralisou os seus membros inferiores, obrigando-o a ser sujeito à amputação total.
"Fisicamente era um verdadeiro desafio porque escalei quase todo o caminho com as minhas mãos, colocando uma enorme pressão nos meus ombros e nos meus braços", explicou ao telefone, a partir de Nairobi, em declarações à agência noticiosa francesa AFP, adiantando que a subida ao monte Kilimanjaro foi "o maior desafio" da sua vida.
A acompanhar Spencer West na sua aventura, cuja finalidade era sobretudo de cariz humanitário, estiveram os seus dois melhores amigos, David Johnson e Alex Meers.
Os três "alpinistas" recolheram mais de 500 mil dólares canadianos que serão doados à "Free The Children", organização que tem como missão fornecer água potável a centenas de pessoas no Quénia, país que no ano passado registou a pior seca em 60 anos.
fonte: Diário de Noticias
Sem comentários:
Enviar um comentário